quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Espaço Ciência recebe Encontro de Pós-graduação e Seminário de Iniciação Científica



O Espaço Ciência, localizado no complexo de Salgadinho, em Olinda, abre as portas para o III Encontro de Pós-graduação e Pesquisa e o XIII Seminário de Iniciação Científica, promovidos pela Universidade de Pernambuco (UPE), através da sua Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propege). Os eventos acontecem até essa quinta-feira (08/10), durante todo o dia, e reúne professores e estudantes da instituição.

    A solenidade de abertura ocorreu na manhã da terça-feira (06/10), no auditório do Espaço Ciência. Logo após a composição da mesa, que recebeu o reitor da UPE, professor Carlos Calado, o secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, Marcílio de Freitas, o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, e o diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade, professor Belmiro Cavalcanti, que representandou os diretores das unidades da instituição, a pró-reitora da  Propege, professora Viviane Colares, deu início ao encontro com uma apresentação sobre a pós-graduação e pesquisa da UPE.     Na sequência, o reitor agradeceu a presença do secretário, Marcílio de Freitas, e de todos os participantes. Agradeceu também ao diretor do espaço por abrir as portas do local para a Universidade. Ele ressaltou ainda a satisfação do fortalecimento da pós-graduação, da UPE, e falou da importância da contribuição de todos para o crescimento da instituição.

    O público acompanhou atentamente a primeira palestra do encontro, que teve como tema: “Sustentabilidade e Amazônia” e foi ministrada pelo secretário  de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas. Durante o seu discurso, ele deu uma aula sobre a Amazônia e ressaltou a estruturação do sistema de Ciência e Tecnologia daquele Estado. Abordou ainda diversos aspectos da Amazônia, como: os fundamentos da civilização ocidental; os problemas e impasses da era da sustentabilidade; a ecologia como paradigma universal e a amazônia como emblema mundial, reafrmando sua importância. A Amazônia como maior biblioteca viva do planeta foi outro ponto destacado na palestra, que pode ser conferida na página da UPE, no link sobre o evento, no canto superior direito, onde também é possível conferir as apresentações e toda a programação.

TRANSMISSÃO – A abertura do evento foi transmitida ao vivo pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e pela sala ambiente da web conferência da UPE. A transmissão foi coordenada pela equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário