domingo, 27 de setembro de 2009

UEP reivindica ao Reitor da UPE apoio à gratuidade da universidade


Na ultima Quarta-feira, 23 de Setembro, a presidente da UEP Virgínia Barros e o vice-presidente regional da UNE Vinícius Barbosa lideraram uma reunião dos estudantes com o reitor da Universidade de Pernambuco Carlos Calado, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações das entidades para a instituição.
Na ocasião, Vinicius, que já foi presidente do DCE da UPE, apresentou o histórico da luta estudantil em torno desta bandeira, que volta com força neste novo período que vive o movimento estudantil. "O Governo estuda hoje a viabilidade da gratuidade da Universidade de Pernambuco. Precisamos cumprir nosso papel de movimento social e pressionar para que ela saia o mais rápido possível.", observou o diretor da UNE.

O Reitor Carlos Calado apoiou a luta dos estudantes e elogiou suas ações, mas enfatizou que atualmente a questão prioritária para a reitoria é a autonomia da universidade. Neste sentido, a presidente da UEP ponderou afirmando que "Sabemos que somente a gratuidade não resolve o conjunto dos problemas que hoje atinge os estudantes da Universidade de Pernambuco, por isso defendemos também sua autonomia e, para além destas pautas, formulamos um plano emergencial para a UPE que contempla uma série de reivindicações relacionadas ao seu financiamento e a melhorias de infra-estrutura, ensino e assistência estudantil. Mas a cobrança de mensalidade no ensino público é realmente inadmissível.".

As entidades prometem mais ações para o próximo período em defesa da gratuidade da universidade, que será um dos focos dos debates do Congresso dos Estudantes da UPE, marcado para os dias 9 a 12 de Outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário